Boteco Digital

Preparando-se para o Linux

linux_windows
Tendo em vista que uma das maiores dificuldades dos usuários iniciantes no linux é o fato de não se adaptar com os programas que acompanham a maioria das distribuições, tendo que recorrer praticamente a todo momento ao Windows por não saber utilizar as ferramentas, resolvi criar este post onde mostro alguns programas que acompanham muitas distribuições do GNU/Linux que também possuem versões para o sistema operacional do tio Bill.

Você deve estar se perguntando: “Porque eu iria querer instalar estes programas no Windows?”. A respósta é simples, assim você pode “treinar” nestes programas sem passar por dificuldades maiores, pois esta utilizando um S.O que conheçe ( ou pelo menos tenta =P ). A migração de S.O é complicada e a parte mais problemática são os programas, dominando (ou sabendo se virar) os aplicativos a troca de S.O é questão de tempo.


logo_broffice
BrOffice: O BrOffice é uma suite de aplicativos de escritório que trás ferramentas identicas em funcionalidades ao pacote office da microsoft. Ele é na verdade uma versão adaptada para o português brasileiro do OpenOffice.org.

Página para download: http://broffice.org/download


firefox-logo
Firefox: O Firefox é o aplicativo open-source mais conhecido, é um excelente browser e vem como padrão na maioria das distribuições, as que não o trazem por padrão como o Debian Lenny, vem com o Iceweasel que nada mais é do que uma modificação do Firefox, logo, funciona como o mesmo.

Ainda temos o problema na utilização do Firefox que são as páginas incompatíveis (devido ao desenvolvedor não criar um site compativel), isto vem diminuindo muito, mas ainda encontramos estes sites problemáticos, mas pode ser resolvido de maneira simples com a utilização do IE Tab (http://ietab.mozdev.org/), uma extensão que permite abrir uma aba com o Internet Explorer, deixando que ele lide com o site problemático. Naturalmente, essa extensão é apenas para Windows, já que ela simplesmente utiliza a instalação do IE disponível nele.

Página para download: http://br.mozdev.org/

Filezilla: Além de ser um excelente cliente de FTP, o Filezilla é um dos poucos clientes Windows que oferece suporte à transferência de arquivos via SFTP, o que o torna uma ferramenta indispensável em redes mistas e também para quem administra servidores Linux. Além do cliente (que possui também versão para Linux) está disponível também uma versão servidor.

Página para download: http://filezilla-project.org/

VLC: O VLC é um leve player de vídeo utilizado no Linix. Ele é uma excelente opção de player de vídeo, pois não precisamos ficar buscando codecs, o próprio VLC faz este serviçe, facilitando um pouco a nossa vida.

Página para download: http://www.videolan.org/vlc/

PuTTY: O PuTTY é um cliente SSH que nos auxilia a fazer administração remota no Linux por exemplo.

Página para download: http://www.chiark.greenend.org.uk/~sgtatham/putty/

Pidgin: O Pidgin é uma excelente opção de mensageiro multiprotocolo, que pode se conectar simultaneamente a praticamente todas as redes conhecidas (ICQ, AIM, YAHOO, MSN, etc). Ele é também bem mais leve que a maioria dos outros aplicativos similares para Windows e, naturalmente, livre de pragas e propagandas.

Página para download: http://www.pidgin.im/download

Ekiga: Ele é uma boa opção de cliente SIP, que pode ser configurado para trabalhar em conjunto com diversos serviços de VoIP.

Página para download: http://wiki.ekiga.org/index.php/Windows_Users

Audacity: O Audacity é um editor de áudio muito bom, se sai bem mesmo quando comparado a muitos aplicativos comerciais. Uma das grandes vantagens de aprender a trabalhar com ele é justamente o fato de possuir versões para Linux e Windows, em vez de rodar sobre apenas uma das duas plataformas.

Página para download: http://audacity.sourceforge.net/download

Gimp: O Gimp é um editor de imagens muito prático, confesso que o utilizo muito poco, pra mim faz somente a substituição do paint, mas pode-se fazer muito mais do que no paint da microsoft.

Página para download: http://gimp-win.sourceforge.net/

Inkscape: Embora não ofereça todos os recursos encontrados em aplicativos especializados, como o Corel ou o Illustrator, o Inkscape possui a seu favor o uso de uma interface simples e de uma excelente documentação.

Página para download: http://www.inkscape.org/download/

Agora não tem desculpa, baixem instalem e aprendam a utilizar estes programas, isto é fundamental para se dar bem no mundo do GNU/Linux (Fora o fato de saber utilizar o S.O).

Bom pessoal espero que gostem, até o próximo post.

Categorias Dicas

Analista de Infraestrutura em Cloud Computing no 1º Centro de Telemática de Área do Exército Brasileiro, Consultor de TI, Administrador de Sistemas e Professor. Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Pós-graduado em Gestão da Segurança da Informação.

Outros posts do autor
comments powered by Disqus