Boteco Digital

Alterar posição dos botões de janela – Ubuntu 10.04

Muitas pessoas acharam ótimo o visual do novo Ubuntu 10.04, codinome Lucid Lynx. Mas assim como eu, a grande maioria destes usuários desta distribuição, acabou não aprovando o posicionamento dos botões das janelas do lado esquerdo da tela e nem a ordem dos botões de ações.

Layout padrão da janela no Ubuntu 10.04

Lembrando que diferente Windows® (graças a deus), o Gnome é Personalizável, com isso podemos ajustar a interface de acordo com nossas necessidades. E não é muito difícil mudar a posição dos botões na janela. Existem duas formas de se fazer isto, uma “visual”, e outra no terminal. Vejamos as duas:

Modo “Gráfico”:

Aperte Alt + F2, e na barra de comandos, escreva gconf-editor.

Janela de Configuração do Gnome

Na janela de configuração do gnome, navegue até a seguinte pasta: apps » metacity » general. Na coluna do lado direito da janela, dê um clique duplo no item button_layout, e escreva o seguinte na caixa que aparecer:

:minimize,maximize,close

Janela de Configuração do Gnome

Se você quiser que fique um marcador para o menu no lado esquerdo da tela, só inclua “menu” (sem aspas) no início da string, ficando assim:

menu:minimize,maximize,close

Modo “Texto”

Uma forma mais simples de se realizar essa mudança é através do terminal. Abra-o, e digite a seguinte linha de comando:

gconftool-2 --set “/apps/metacity/general/button_layout” --type string “:minimize,maximize,close”

Se você quiser que fique um marcador para o menu no lado esquerdo da tela, só inclua “menu” (sem aspas) no início da string, ficando assim:

gconftool-2 --set “/apps/metacity/general/button_layout” --type string “menu:minimize,maximize,close”

Janela com o Layout modificado

E essa foi mais uma dica, até a próxima e que a força esteja com vocês.

Categorias Dicas Linux

Analista de Infraestrutura em Cloud Computing no 1º Centro de Telemática de Área do Exército Brasileiro, Consultor de TI, Administrador de Sistemas e Professor. Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Pós-graduado em Gestão da Segurança da Informação.

Outros posts do autor
comments powered by Disqus