Boteco Digital

Codecs Opensuse 11.4

Semana passada foi lançada a versão 11.4 do OpenSuse, na minha opinião, uma distribuição muito boa para utilizar em desktops e notebooks. Sempre simpatizei com o sistema e o utilizo em locais específicos.

Você pode verificar as mudanças na versão 11.4.

Por padrão, apenas padrões livres são suportados pelo OpenSuse, isto é comum em quase todas as distros (Ubuntu, Fedora, etc.), aqueles que não querem ter este tipo de problemas recomendo utilizarem o Linux Mint.

Instalando Codecs no OpenSuse

Primeiramente necessitamos adicionar os repozitórios adicionais contendo os aplicativos/codecs non-free.

sudo zypper addrepo -f http://ftp.gwdg.de/pub/linux/packman/suse/11.4/Essentials packman-essentials
sudo zypper addrepo -f http://opensuse-guide.org/repo/11.4/ dvd

Feito isso o próximo passo é instalar os pacotes necessários:

sudo zypper install libxine1-codecs k3b-codecs ffmpeg lame libdvdcss2 gstreamer-0_10-plugins-bad gstreamer-0_10-plugins-ugly gstreamer-0_10-ffmpeg

A primeira coisa que o Zypper vai fazer é atualizar a lista de repositórios e vai solicitar confirmação para confiar nas fontes, permita a consulta e após isto todos os codecs estarão instalados.

t++

Categorias Dicas Linux

Analista de Infraestrutura em Cloud Computing no 1º Centro de Telemática de Área do Exército Brasileiro, Consultor de TI, Administrador de Sistemas e Professor. Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Pós-graduado em Gestão da Segurança da Informação.

Outros posts do autor
comments powered by Disqus