Boteco Digital

Fisl 10 terceiro dia

entrada

Olá pessoal, seguindo com a série de post’s onde estou fazendo um resumo das palestras e eventos que acompanhei durante a décima edição do forum internacional do software livre que aconteceu em Porto Alegre, dos dias 24/06 a 27/06.

Caso não tenha visto, acompanhe o post do primeiro dia, e o post do segundo dia.

O terceiro dia do evento foi muito tumultuado devido a visita do presidente Lula, houveram muitas mudanças no layout do evento. Foram colocadas grades para bloquear o acesso dos participantes a maioria dos estandes, isso acabou gerando uma certa indignação nos participantes, muitos comentavam: “é um evento de software livre, o que o lula quer aqui…”. Mas particularmente acho que o lula se saiu bem nos comentários, principalmente em relação à lei Azeredo que ja foi comentada por nós aqui.

Bom continuando com as palestras, Cheguei cedo pois queria participar da plenaria Debian, assim como fiz no ano passado.

(9:00~10:00) Plenária Debian Brasil – Felipe Augusto Van de Wiel (FAW)

Esta plenária nada mais é do que uma prestação de contas do Debian Brasil, onde são mostradas as ações em 2008/2009, planejamento para 2009/2010, as ações do Debian Brasil, contando também com um ótimo debate aberto onde qualquer assunto relacionado ao debian pode ser exposto. O assunto preferido foi sobre o empacotamento e como se tornar um mantenedor de pacotes Debian. A plenária também contou com a presença do João Eriberto Mota Filho, que em minha opinião é um dos maiores conhecedores do Linux do Brasil.

(11:00) Eclipse RCP – Desktop nativo multiplataforma com Java – Hugo Corbucci

Atualmente mestrando em Ciências da Computação no IME-USP sobre métodos ágeis aplicados ao desenvolvimento de software livreConhece, Hugo demonstrou como é possível e fácil construir seu programa desktop com suporte para várias plataformas mantendo um visual nativo de cada sistema utilizando o Eclipse. Também demonstrou como montar sua aplicação criando plugins que formarão seu programa, mas também podem ser aproveitados no Eclipse.

(12:00) Debian – Bdale Garbee

Bdale Garbee é um contribuidor da comunidade de Software Livre para mais de 25 anos. Nesta palestra Bdale falou sobre a continuação do papel que desempenha o Debian no mundo do Software Livre, incluindo algumas lições aprendidas que podem ajudar a outros projetos de Software Livre.

(13:00) ODF: Passado, Presente e Futuro – Jomar Silva

Nesta palestra foi apresentado o OpenDocument Format – ODF (NBR ISO/IEC 26.300): Sua história, sua importância e seu futuro.

(14:00) Monitoração Inteligente na Globo.com – Denis Vieira, Ricardo Clemente

Com a complexidade crescente das aplicações e da infra-estrutura tecnológica, a Globo.com viu a necessidade de desenvolver uma solução de monitoração capaz de ir além de simples verificações e fazer correlações complexas entre diferentes informações.

A tecnologia utilizada na solução é conhecida como Complex Event Processing (CEP) e está disponível através de um projeto open-source. Nesta palestra, foi apresentada a arquitetura do sistema desenvolvido e as inúmeras capacidades do uso de CEP para criar ferramentas inteligentes com resposta em tempo real.

(15:00) Hora do rango, e agora me lembrando da qualidade da refeição me da uma fome…

(16:00) Criando e sustentando uma empresa livre – Paulino Michelazzo

Nesta palestra, confesso que cai de para-quedas, e foi muito engraçada no início, pois foi bem na hora da visita do Lula, e acabou lotando a palestra, então o Paulino comentou: “eu esperava poucas pessoas, mas lotou, não sei se vocês vieram porque não querem ver o lula ou porque realmente queriam assistir…”, mas acabou sendo uma ótima palestra.

Paulino Michelazzo, 37 anos, é web developer e escritor técnico. Trabalha na área de tecnologia desde 89, desenvolvendo aplicações cliente-servidor e depois para Internet em várias linguagens, tais como PHP, ASP, Cold Fusion, JSP, CGI, etc.

Nesta palestra ele tentou responder a seguinte questão: “é possível diante da crise econômica ter uma empresa livre?”. Paulino demonstrou quais as oportunidades, cuidados e opções existentes para a adoção do software livre como ferramenta e foco de negócios de uma empresa. Foi uma apresentação técnico/comercial de como criar, manter e lucrar com o software livre.

Realmente uma excelente palestra.

Pois é, esse foi o resumo do terceiro dia do boteco no Fisl, até o próximo post.

Categorias Linux

Analista de Infraestrutura em Cloud Computing no 1º Centro de Telemática de Área do Exército Brasileiro, Consultor de TI, Administrador de Sistemas e Professor. Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Pós-graduado em Gestão da Segurança da Informação.

Outros posts do autor
comments powered by Disqus