Boteco Digital

fisl10 quarto dia

DSC02465

Bom pessoal devido ao trabalho demorou, mas saiu o resumo do ultimo dia de palestras. Comecei esta semana a ministrar aulas de Sistemas Operacionais no projeto soldado cidadão do ministério da defesa, e este vem sendo o motivo da falta de atualização do blog.

O ultimo dia de eventos foi bom, pude acompanhar boas palestras, deu até um tempinho para tirar uma foto com o Richard Stallman (o pai do software livre =P). Na foto sou eu (a esquerda), Stallman e o Werner, um aluno do curso técnico em informática que organizou uma caravana de Uruguaiana-RS a Porto Alegre para presenciar o fisl. Mais de 600 km para presenciar o evento (esse é o espírito da informática).

Devido ao cansaço, dormi até mais tarde e perdi a palestra das 9:00, mas não havia nenhuma palestra que eu realmente estivesse interessado em assistir.

(10:00) Construindo sites de grande porte com o Google Web ToolkitRodrigo Damazio

Não gostei muito da palestra, não que o palestrante fosse ruim, muito pelo contrário, o conhecimento do mesmo é muito alto. Achei muito técnica a palestra, faltou um pouco de pratica, vi muitos dormindo durante a mesma. Foram apresentados os principais recursos do GWT 1.6 e como estão sendo utilizados pela equipe de engenheiros do Orkut e do Google Wave.

(11:00) PHP não é coisa de molequeFelipe Ribeiro

Por não ter sido criado pelos big players do cenário da Internet, o PHP é muitas vezes injustiçado e menosprezado no desenvolvimento de aplicações corporativas. Essa palestra demonstrou as potencialidades do PHP como uma solução para essas aplicações de grande porte, acabando com os mitos e mostrando as características do PHP que fazem dele uma solução madura e confiável.

(13:00-14:00) Workshop: Entendendo e manipulando documentos ODFJomar Silva

No workshop foi explicada a estrutura de um documento ODF e ensinado a gerar documentos utilizando com o padrão ODF utilizando Python e outras linguagens de programação.

(15:00) 12 Anos do Dicas-L, pelo seu criadorRubens Queiroz de Almeida

A palestra contou diversas histórias relacionadas ao site Dicas-L e sua comunidade de usuários, vivenciadas ao longo de seus doze anos de existência. A Dicas-L é um dos sites mais antigos do Brasil devotados à divulgação do software livre. Como surgiram, as boas e más experiências, tudo isto ao lado da grande expansão do software livre dos últimos anos.

(16:00) JMonkeyEngine: Desenvolvimento 3D com Java – Leandro Nunes

Nesta palestra foi apresentado o framework open source JMonkeyEngine, que facilita o desenvolvimento de aplicações com recursos 3D, utilizando linguagem Java. A palestra teve enfoque prático, com desenvolvimento de aplicações exemplo para demonstrar diversos recursos e potencialidades do uso deste framework.

(17:00) Hora de voltar pra casa.

Infelizmente, pelo fato de morar a mais de 600 km de POA, tive que voltar antes do evento acabar, é em média cerca de 7 horas de viagem, e como já estava cansado, não queria correr riscos ao dirigir na volta.

Bom o fisl 10 foi ótimo, a cada ano aprendemos mais com as mentes brilhantes que freqüentam o evento. Quando acaba fica aquela tristeza, pois pra nós da área de TI o fisl não é apenas um evento, e sim um mundo onde todo mundo se entende, ou tenta pelo menos XD, um lugar onde o conhecimento é compartilhado, um lugar onde podemos expor nosso ponto de vista e pensamentos sem medo de ser taxado como “louco” (assim que geralmente somos taxados heheh).

Fica a vontade de participar da 11ª edição, mas já estou me preparando para participar pela primeira vez do latinoware.

Até a próxima, t++.c

Tags
Categorias Linux

Analista de Infraestrutura em Cloud Computing no 1º Centro de Telemática de Área do Exército Brasileiro, Consultor de TI, Administrador de Sistemas e Professor. Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Pós-graduado em Gestão da Segurança da Informação.

Outros posts do autor
comments powered by Disqus