Boteco Digital

OpenSUSE 11.2 Lançado

O openSUSE 11.2 é a nova versão do openSUSE que foi lançado em novembro de 2009. Nós do BotecoDigital convidamos você a se envolver com os testes. O design e desenvolvimento do openSUSE 11.2 está cada vez melhor e vale a pena dar uma chance a esta nova versão da distribuição o GNU/Linux mais utilizada em boa parte do mundo.

Melhorias Opensuse 11.2

Em baixo do capô

O openSUSE 11.2 veio com a versão mais recente do kernel do Linux (2.6.31). O sistema de arquivos do openSUSE foi mudado para o novo EXT4. Para obter mais informações detalhada, leia este artigo sobre o EXT4.

O openSUSE 11.2 também inclui novos e atualizados drivers para o seu hardware, ou seja, aparelhos mais novos irão trabalhar melhor com openSUSE. Além disso, uma atenção especial tem sido dada ao mercado de netbooks, e os novos drivers permitirão que o openSUSE rode melhor em um amplo leque de netbooks.

No Desktop
O openSUSE 11.2 continua a evoluir em estações de trabalho. O openSUSE 11.2 inclui as últimas versões dos dois ambientes de desktop, o KDE 4.3 e o Gnome 2.28. Usuários do GNOME vão notar um novo visual para openSUSE 11.2 nas janelas e na interface com o usuário, com o novo tema chamado Sonar.

openSUSE 11.2 com gnome

Não importa o desktop que você escolher, o navegador de Internet e pacote de escritório do openSUSE vai ganhar novos recursos. O Mozilla Firefox 3.5 oferece aos usuários mais controle sobre sua experiência de navegação, incluindo um Ctrl-Tab para alternar entre as abas e um modo de navegação privada. O OpenOffice.org 3.1 proporciona ainda mais novas melhorias para a suíte de escritório, tais como a capacidade de realizar uma conversa estruturada através de funções o processador de texto (openOffice Write) e outras grandes melhorias para a aplicação de desenho gráfico (openOffice Draw).

openSUSE 11.2 com Kde

Suporte a Redes Sociais

Novos aplicativos de apoio a redes sociais como o Facebook e o Twitter e várias outras têm sido adicionadas ao desktop. Estas aplicações permitem uma melhor experiência de usuário, diferente do padrão de interfaces baseadas na web.

  • choqok: Nova cliente do KDE para twitter e identi.ca
  • gwibber: Novo cliente GNOME com suporte para o Twitter, identi.ca, Facebook, etc
  • kopete: O cliente KDE agora tem suporte adicional para o Facebook e protocolos de IM
  • Social plasmoids: KDE 4.3 vem com plasmoids para Twitter/identi.ca e OpenDesktop

Sistemas de arquivo e Particionamento

  • Sistema de arquivos EXT4 é o novo sistema de arquivos padrão para novas instalações.
  • BTRFS, a próxima geração do sistema de arquivos Linux, tem agora um layout de disco estável e pode ser configurado pelo YaST.
  • Particionador do YaST obteve muitas melhorias na interface com o usuário * Agora é possível criptografar o disco rígido completo.

Melhorias no YaST

O YaST inclui uma interface Web para facilitar a administração remota do computador com o openSUSE. Pela primeira vez, oficialmente será dado suporte a atualizações ao vivo para incentivar mais pessoas a usar openSUSE Factory e questões relatório.

yast2-control-center-qt

Atualizações e Downloads
Experiência de download melhorada com zypper devido a:

  • Melhor uso de mirrors e retorno para os mirrors com aria2c
  • Possibilidade de importar primeiro todos os pacotes e, em seguida, instalá-los
  • Melhorias na interface do usuário do zypper
  • Agora é mais fácil seguir o repositório factory (de desenvolvimento) da versão do openSUSE desde pacotes apenas com as mudanças são sincronizados para fora, isso reduz o tamanho das atualizações entre compilações.

Não perca tempo e baixe agora a imagem e começe a desfrutar destas novidades da nova versão do OpenSUSE 11.2, eu recomendo.

Categorias Linux Notícias

Analista de Infraestrutura em Cloud Computing no 1º Centro de Telemática de Área do Exército Brasileiro, Consultor de TI, Administrador de Sistemas e Professor. Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Pós-graduado em Gestão da Segurança da Informação.

Outros posts do autor
comments powered by Disqus