Boteco Digital

Sensores de Temperatura no Ubuntu – Debian

Durante uma aula de manutenção de notebooks um aluno perguntou como poderia controlar a temperatura do Hardware pelo linux, ai surgiu a ideia de fazer este post, mostrando a instalação do lm-sensors.

É fato que o calor é um dos fatores da natureza mais problemático quando estamos falando de Hardware. Portanto monitorar as temperaturas dos componentes de hardware(CPU, HD, GPU e etc) é sempre bom para percebermos quando alguma parte do nosso computador/notebook começa a esquentar demais, nos alertando a realizar uma limpeza, análise e principalmente uma revisão do sistema de resfriamento.

Instalação:

$ sudo apt-get install lm-sensors sensors-applet

Após a instalação devemos rodar o comando abaixo para reconhecer os dispositivos e ativar o suporte aos sensores

$ sudo sensors-detect

Responda as perguntas informando o que você quer ativar ou não. Não esqueça da última, pois ela adiciona o applet na inicialização do sistema.

Configuração:

Agora é só adicionar ao painel o applet “Monitor dos Sensores de Hardware”, caso não apareça, aperte ALT+F2 e execute

killall gnome-panel

Bom, resta somente selecionar os sensores que você gostaria de deixar no aplicativo. Lembrando que os sensores disponíveis depende de seus componentes possuírem suporte aos sensores.

Neste exemplo, deixei o sensor do HD, Core1, Core2 e GPU simultaneamente.

Bom era isso.

Até a próxima.

Categorias Dicas Hardware Linux

Analista de Infraestrutura em Cloud Computing no 1º Centro de Telemática de Área do Exército Brasileiro, Consultor de TI, Administrador de Sistemas e Professor. Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Pós-graduado em Gestão da Segurança da Informação.

Outros posts do autor
comments powered by Disqus