Boteco Digital

Construíndo apps para Firefox OS – CPBr7

Firefox OS é a extensão da missão da Mozilla, a Mozilla surge da Netscape para lutar com o Internet Explorer, devido a Microsoft estar dominando a internet mundial, o Firefox OS tem a proposta de tornar o mercado mobile saudável, o mercado de hoje não é saudável, pois a Google e a Apple dominam o mercado mobile e a política da Apple torna a plataforma muito controlada, não permitindo que desenvolvedores lancem seus programas, o Android já é mais livre mas ainda é necessário que sua aplicação seja autorizada pela Google, o desenvolvimento do Android é feito as escuras, o código fonte é liberado muito depois do lançamento. Já o Firefox OS é livre não existem restrições sobre publicações de apps, o Firefox OS sempre teve código fonte aberto no Github.

Firefox os é um novo sistema operacional livre para dispositivos móveis, ele possui base no kernel do Linux, para o Firefox OS se desenvolve basicamente com HTML, CSS e JS (Java Script). Você desenvolve para Firefox OS como se estive-se desenvolvendo para um navegador Web, e o estranho disto é que se pode desenvolver um navegador para um navegador.

Existem três tipos de Apps, tendo como diferença básica o nível de acesso.

Apps Hospedados – São armazenados em um servidor web do desenvolvedor, possuem fácil atualização pois basta apenas você trocar os arquivos no seu servidor, por mais que as apps fiquem online você pode habilitar o cache do HTML5 permitindo que depois do primeiro acesso o usuário tenha acesso offline a app, tem acesso ao hardware e as API’s do Firefox OS limitado pois a app não é verificada pelo Marketplace da Mozilla.

Apps Privilegiados – Armazenados no servidor da Mozilla, é verificada pelo Marketplace, utiliza uma política de segurança de conteúdo, mais API’s de acesso ao hardware devido ao fato de ser analisado pela Mozilla, ZIP do HTML, CSS e JS.

Apps Certificados – Fazem parte do sistema operacional, podem ser desenvolvidos apenas pela Mozilla e parceiros.

É o manifesto que diferencia o app do Firefox OS de pagina Web normal o manifesto é o arquivo manifest.webapp que fica na pasta raiz.

Web Activities -> Um programa pode delegar funções para outro programa, por exemplo criamos um programa que pede ao Firefox OS uma imagem e próprio Firefox os faz a conexão com a câmera, galeria e etc, deixando o desenvolvedor livre desta parte.

Para desenvolver para o Firefox OS precisa do simulador do Firefox OS e um bom editor de HTML, CSS e JS, no simulador pode-se testar tanto programas hospedados quanto empacotados, possui tela Debug onde todo log é exibido em tempo real e o melhor é que o Simulador é uma extensão para o Firefox. Tem a API IndexDB própria para banco de dados.

Os Aplicativos desenvolvidos vão rodar em Firefox OS, Android via Firefox for Android, e em desktop via Firefox Aurora. A segurança dos aplicativos será a mesma segurança dos navegadores que temos em nossos sites.

+ Informações sobre API’s: https://developer.mozilla.org/pt-BR/docs/Web/Apps/Developing/permisoes_app

Créditos ao Palestrante André Alves Garzia
www.andregarzia.com

Categorias Navegadores Notícias

Graduando em Engenharia de Computação pela UFPel, entusiasta de Software Livre, voluntário na Comunidade Mozilla Brasil e coordenador do FLISoL Pelotas, atua como desenvolvedor Full Stack. Atualmente engajado para a abertura do Firefox Student Ambassadors Club UFPel.

Outros posts do autor
comments powered by Disqus