Boteco Digital

FISL 11 – Dia 22-07 do Rodrigo

Vamos a mais um dia de FISL 11:

(09:00) Programabilidade do BrOffice – Wiliam Daniel Colen de moura Silva
Palestra sobre a facilidade de criar extensões para BrOffice utilizando a API. Foi mostrado exemplos simples de como criar uma função para o Calc(com direito a piada nerd que pareceu que ninguém entendeu – dica: a função retornava 42 ). Foi bem interessante.

(10:00) Futuro da Web e HTML5 – Carlinhos Cecconi
Apresentação do W3C apresentando as novidade que vem por ai no HTML5, para mim foi a melhor palestra do FISL, com direito um coro de “uaaauuuu” quando foi apresentada as novas funcionalidade de formulários do HTML5, nada mais de javascrpt para campos do tipo data, inteiro e a possibilidade de validação de valores por expressões regulares no próprio input. Só para constar to babando para o HTML5!

(11:00) Uso do PostgreSQL para Soluções Corporativas – Almir Trindade Luz
Foi apresentado um case da migração dos sistemas da Caixa (se não me engano da Bahia) para software livre, foi bem interessante ver como começaram com sistemas pequenos e foram aumentando e o que o PostgreSQL pode aguentar.

(12:00 – 14:00) Almoço
#FAIL essa é triste, me passei conversando no almoço e perdi uma palestra “A Arte do Desenvolvimento PHP” ou “Aprenda a programar direito!” estava indeciso e não fui em nenhuma. Espero que tenham filmado e que dê para baixar de algum lugar(TVSL). Pelo menos deu para dar uma olhada nas meninas do estande do IG que fizeram muito sucesso no FISL.

(15:00) Blander Day – Eraldo Guerra
Muito interessante, o palestrante muito divertido demonstrou as facilidades do Blender para várias áreas como arquitetura, edição de vídeos e Web, fiquei espantado com a com a exportação para web, quepelo que ouvi falar tem faz tempo, já estou louco para testar – apt-get install blender vamos lá.
Também foi legal o vídeo de divulgação da nova versão do Blender, muito bem feito não devendo nada para a Pixar.

(17:00) Computadores fazem arte. O Gimp e o Inkscape fazem dinheiro. – Guilerme Gonçalves Magalhães(Razgriz)
Foi uma apresentação sobre alguns efeitos do Gimp e do Inkscape com algumas dicas legais.

(18:00) Por que Python? – Marco André Lopes Mendes
Bom no FISL se fala muito em Python então fui nessa palestra para ver qual era, já tinha ouvido falar bastante na linguagem e com a palestra Python foi para a lista de coisas a estudar quando eu parar de ser vagabundo.

(20:00) NoSQL livre – Julio Viegas
Outra palestra muito interessante, principalmente porque quando falamos em armazenar dados sempre pensamos em banco de dados relacionais mas existem outras soluções, tudo depende do que se necessita. Foi apresentada várias soluções de armazenamentos entre as quais me chamou a atenção o MongoDB( nomezinho infeliz) que parece bem interessante.

Bom este foi o segundo dia.

Categorias Notícias
comments powered by Disqus