Boteco Digital

FISL 10, Primeiro Dia

tuxComo anunciei no blog, participei do 10º Fórum Internacional de Software Livre (FISL) em Porto Alegre, que aconteceu de 24/06 a 27/06, e estava muito bom como era de se esperar. Nos dias que antecede o evento sempre fico com aquela expectativa dos assuntos abordados nas palestras, e a cada ano que passa o FISL consegue satisfazer uma quantidade enorme de participantes. A causa deste ano do Fórum foi “Compartilhar não é crime. Contra a vigilância e o controle na internet”, isto devido é claro ao projeto de lei do senador Eduardo Azeredo, que tira completamente nossa privacidade na internet.

Neste post, estarei fazendo um resumo de alguns itens importantes que presenciei no evento.

Primeiro Dia – 24/06

Como era de se esperar o evento estava contanto com mais de 8.000 participantes, foi aquela correria inicial de todosfisl_1 os anos, todo mundo correndo para poder pegar seu crachá e olhar as palestras iniciais. Devido ao tumulto, as palestras das 9:00 foram transferidas de horário.

(10:00) E-Commerce seguro com PagSeguro – Elcio Ferreira

Esta foi a primeira palestra que acompanhei, muito interessante por sinal. O palestrante mostrou as falhas de segurança mais comuns em comércio eletrônico, e como proteger seu e-commerce de invasores e fraudadores. Também apresentou como PagSeguro pode ajudar a tornar sua loja virtual segura.

Foi uma palestra muito boa para quem pensa em implementar uma loja virtual.

(11:00) Arquiteturas Enterprise Web 2.0 – Vinicius Senger

Nesta palestra foram apresentados vários assuntos, dentre eles:

  • Web 2.0, Ajax, OSGi, SOA, segurança, alta performance, escalabilidade: Seu projeto esta na direção certa? A palestra apresentou uma visão atualizada de aplicativos enterprise e frameworks Java EE propondo 5 diferentes arquiteturas:
    1. Arquitetura Java EE 5 básica: JSF, Facelets, JPA, Richfaces
    2. Arquitetura Java EE avançada: JSF, Facelets, JPA, Richfaces, EJB e JMS
    3. Spring com JSF, JPA, Richfaces
    4. Seam
    5. Spring + Seam integrqdos

Em cada arquitetura foram pontuados quesitos técnicos e de negócio, incluindo em quais cenários reais aplicamos estas arquiteturas em casos reais nos últimos 2 anos. Os seguintes quesitos são considerados:

  • Performance e escalabilidade
  • Ní­vel técnico de equipe
  • Ferramentas e produtividade
  • Suporte de comunidade e comercial
  • Ajax e RIA
  • Segurança
  • OSGi
  • SOA
  • Mashup, REST, CAPTCHA, conversation, e multitab support

Ao término foi apresentado o projeto www.supercrud.com onde você poderá gerar via Web seus próprios aplicativos CRUD (create, read, update, delete) para bancos de dados, usando as diferentes arquiteturas propostas.

(12:00) Rede Mesh – Felipe Santos, Rodrigo Troian, Vinicius John

Esta foi uma palestra introdutória sobre tecnologias de rede wireless, em especial a rede em malha mesh, seus impactos sociais, políticos e tecnológicos. Uma breve visão sobre os projetos existentes, observando seus objetivos e modos de funcionamento. Introdução aos hardwares de rede, firmwares e protocolos para redes mesh.

(13:00) Forense computacional em Linux for dummies – uma rápida visão introdutória – João Eriberto Mota Filho

Pra mim, esta foi a melhor palestra do 1º dia do evento, para mim as palestras do Eriberto são sempre muito boas, e esta não poderia ser diferente. Na palestra foi mostrado como se processa uma forense computacional. Foram abordados aspectos relevantes como o que fazer e o que não fazer logo após uma intrusão, a coleta de informações da memória, dos discos e dos logs. Também foi demonstrado, ao vivo, como recuperar logs e dados apagados. Também houve uma abordagem sobre a utilização de live CDs ou pendrive em todo o processo.

(14:00) Configurações práticas IPv6 no Linux e FreeBSD – Firewall, Túneis, DNS e outros serviços – Ailton Soares da Rocha

O IPv6 está gradativamente sendo implantado na Internet e nas redes, por isso é importante conhecer seu funcionamento e saber como fazer a configuração de equipamentos de rede e computadores. Nesta apresentação foi feita uma breve introdução ao protocolo IPv6 e foram abordados importantes aspectos práticos de configuração em máquinas Linux e FreeBSD, desde as configurações mais básicas, até aspectos mais complexos, como a criação de túneis, a configuração de firewalls iptables e DNS com Bind. No meu ponto de vista se você ainda não leu nada sobre o assunto esta mais do que na hora, pois o prazo para a troca no Brasil é em 2010.

(15:00) Fui almoçar, informação alimenta o cérebro mas não a barriga =P

(16:00) Abertura do FISL

Eu aproveitei este horário para conseguir algumas camisetas e brindes nos estandes das empresas XD

(16:00) Entrevista coletiva com jornalistas e blogueiros cadastrados (NÓS) – Peter Sunde

Entrevista Coletiva do Hacker do The Pirate Bay Peter Sunde com Jornalistas e Blogueiros Cadastrados. Este vai ganhar um post só pra ele.

Bom pessoal, este foi o primeiro dia do evento e quis colocar um resumo sobre as palestras que acompanhei. Vou separar cada dia em um post e mesmo assim vai ficar impossível contar tudo de interessante que pude ver e acompanhar nesta 10ª edição do evento.

aguardem os próximos post’s.

Categorias Internet Java Linux Notícias Web

Analista de Infraestrutura em Cloud Computing no 1º Centro de Telemática de Área do Exército Brasileiro, Consultor de TI, Administrador de Sistemas e Professor. Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Pós-graduado em Gestão da Segurança da Informação.

Outros posts do autor
comments powered by Disqus