Boteco Digital

Tags HTML: DEL e INS

A tag INS e e a tag DEL são duas tags HTML bem interessantes e muito pouco usadas elas servem para inserir e retirar texto do site após sua publicação.

A maior parte das pessoas quando vai modificar/corrigir um texto na web apenas apaga o texto errado e no lugar insere outro. Mas isso, no modelo de publicação da internet, que utiliza links para referenciar partes do texto, pode causar alguns problemas.

Vejamos eu publiquei uma notícia a uma semana atrás, um outro site linkou esta notícia fazendo referência a uma dado fornecido por ela. Uma semana se passou e eu descobri que o dado que tinha colocado na notícia estava errado, justamente o dado que o outro site fazia referência. Eu vou lá e simplesmente apago do código HTML o dado que estava errado e substituo pelo certo. Como fica o outro site que gentilmente fez um link para a notícia? Agora o que ele referenciou não existe mais, seus usuários vão clicar no link e não vão encontrar aquela informação.

Na Web não podemos simplesmente apagar conteúdo do site pois vários outros sites podem estar referenciando esta informação. O modo mais correto é marcar o texto como não sendo mais válido( com a tag <del>) e informar que um novo conteúdo foi inserido (com a tag <ins>).

     

O Inter Grêmio é um grande time

No exemplo acima o texto estava errado 🙂 e foi marcada a palavra/informação que não valia mais(com a tag del) e foi inserida uma nova para deixar a informação corretar, essa nova palavra/informação foi marcada com a tag ins.

Na formatação CSS padrão do HTML o texto marcado com a tag del fica com um risco em cima do texto( CSS: text-decoration: line-through;) e o texto marcado com a tag ins fica sublinhado, mas esta formatação pode ser mudada com CSS.

Isso é tudo pessoal!

Categorias Web
comments powered by Disqus